beneficiamento marmoraria granel1

Beneficiamento

CARACTERÍSTICAS DO MÁRMORE E DO GRANITO

O Mármore e o Granito são produtos extraídos da natureza, oferecidos numa ampla gama de cores, proporcionando aos especificadores um abrangente leque de soluções estéticas, bem como a garantia de alta durabilidade. Encontram-se disponíveis em sua forma rústica, sendo submetidos a processos de industrialização para seu desdobramento em formas aplicáveis em vários segmentos da Construção Civil. São produtos genuinamente naturais, onde só se aplicam técnicas de industrialização apenas para ressaltar ainda mais sua beleza e requinte, ou seja, não estamos falando de produtos sintéticos, mas sim de produtos 100% naturais, destacando-se pelas seguintes características:

  • Altíssima resistência à abrasão, frio e calor;
  • Cores variadas;
  • Amplas possibilidades de composição.

 

USOS DO MÁRMORE E DO GRANITO

Como pedra ornamental em revestimentos, lavatórios, bancadas, mesas, cozinhas, lavatórios e pisos dentre tantas possibilidades.

 

PROJETO E PLANEJAMENTO

Um bom planejamento é fundamental para garantir um projeto bem elaborado proporcionando um melhor aproveitamento de materiais, evitando assim, perdas com recortes e proporcionando mais beleza a pedra.

 

FASES DE TRATAMENTO DAS ROCHAS ORNAMENTAIS

Divide-se em três fases:

  • Extração: Consiste em extrair a pedra;
  • Desdobramento: É a fase onde é cortada em blocos e chapas;
  • Beneficiamento: Consiste no polimento das chapas e elaboração do produto.

 

TIPOS DE PROCESSOS QUE PODEMOS UTILIZAR NOS MÁRMORES OU GRANITOS:

  • Flameados: neste processo, o Mármore e o Granito são queimados utilizando-se oxigênio, fogo e água. O resultado é um material áspero, porém com um acabamento muito especial.
  • Levigado: neste processo, o Mármore e o Granito não tem o polimento concluído, ou seja, apenas se usa os grão iniciais do polimento. O resultado é um material não áspero, porém sem o brilho do polimento.
  • Jateado: neste processo, o Mármore e o Granito recebem um forte jato de areia e granalha, resultando num material anti derrapante.
  • Apicoados: neste processo, o Mármore e o Granito sãp picotados por pícolas, resultando num material áspero, porém com um acabamento muito peculiar e menos áspero que o flameado.


POLIMENTO DE MÁRMORE E GRANITO

O método mais moderno de se fazer o polimento de mármores e granitos é através de equipamento mecânico – automático, é também o processo mais usado para elaboração de produtos.

Aprenda a Distinguir Mármores de Granitos